NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Mulher, prepare-se para a menopausa

Publicado

em

Ivete Sangalo e Mônica Martelli - Foto divulgação

Médico diz que é possível ter mais qualidade de vida

A cantora Ivete Sangalo e a atriz Mônica Martelli são personalidades famosas que já falaram abertamente sobre o tema menopausa. Segundo o ginecologista André Vinícius de Assis Florentino, mulheres por volta dos 44 anos podem começar a notar algumas mudanças no corpo. “Talvez você acorde suando à noite ou a sua menstruação se torne irregular e muitas vezes seja acompanhada por um forte sangramento. Se isso lhe parece familiar, é provável que você esteja passando pela perimenopausa”, comenta.

O médico explica que a perimenopausa é um estado de transição prolongado que pode começar de oito a 10 anos antes de atingir a menopausa, sendo definida como a fase inicial do período menstrual final da mulher. Os ovários começam a diminuir, ficam sem óvulos e o corpo aprende a funcionar com níveis hormonais mais baixos. Já a menopausa é o ponto em que a mulher não menstrua há pelo menos 12 meses. Trata-se de uma parte normal do envelhecimento das mulheres e marca o fim de anos reprodutivos.

Dr. André Vinicius - Foto divulgação

Dr. André Vinicius – Foto divulgação

André conta que o declínio da função ovariana causa flutuações nos hormônios femininos estrogênio e progesterona que, por sua vez, podem afetar a menstruação. “Mudanças na menstruação costumam ser o primeiro sinal da perimenopausa, mas outros sintomas comuns incluem afrontamentos e mudanças de humor. A menopausa é uma parte natural do envelhecimento e obviamente você não pode evitá-la, mas, certamente, pode se preparar para ela”, esclarece.

Esteja preparada

O ginecologista mostra algumas formas eficazes que podem ajudar a mulher a se preparar para a menopausa e facilitar o tratamento dos sintomas quando a mudança começar.

Terapia de reposição hormonal (TRH): ajuda a aliviar os sintomas, incluindo os calorões e a secura vaginal. “No entanto, é recomendável conversar com o médico para se certificar de que a TRH é a certa para você. Afinal, algumas mulheres podem desenvolver sérios riscos à saúde após esta terapia”, alerta.

Manter o peso saudável: é provável haver ganho de peso durante a menopausa — e as flutuações hormonais são as mais culpadas. Portanto, deve-se considerar manter um peso saudável antes de chegar à menopausa. Comer alimentos saudáveis e estabelecer uma rotina de exercícios para controlar a ingestão de calorias e manter a forma.

Fortalecer os ossos: à medida que os níveis de estrogênio caem durante a menopausa, o processo de formação óssea é afetado e o corpo não consegue compensar a perda natural. “Isso explica por que a maioria das pessoas com osteoporose são mulheres. Considere comer uma dieta balanceada contendo frutas e vegetais e obtenha sua dose diária de cálcio e vitamina D. Além disso, exercícios de fortalecimento muscular também podem fortalecer seus ossos”, orienta.

Diga não ao fumo: diversas pesquisas associam o tabagismo a uma menopausa precoce e sintomas mais graves.

Cuide da sua mente: o bem-estar emocional afeta a menopausa. É importante trabalhar os níveis de estresse porque podem piorar os sintomas. “Lide com isso de forma positiva. Saia com amigos e familiares, mime-se com uma pedicure, durma o suficiente e evite o álcool e a cafeína”, recomenda

Continue lendo

MAIS LIDAS