Saúde
Entenda a relação da comida com a fome de alma e como ela pode impactar na vida das pessoas
Muitas vezes, depois de um dia ou situações estressantes, não sabemos lidar com as emoções que nos cercam e descontamos esta montanha-russa de sentimentos na alimentação
Durante o Big Brother Brasil deste ano, a modelo Yasmin Brunet disse no programa estar comendo muito, mas, ainda assim, sentia-se vazia. A questão chamou a atenção para um tema pouco difundido: a fome de alma. Segundo a biomédica e nutricionista Andreia Argente, esse problema vai além da fisiologia. “A fome do corpo serve para repor nutrientes. Já o comer emotivo traz conforto emocional, toda conexão, referência emocional, cultural e sempre vai estar ligada a essa fome”, explica.
Andreia conta que as causas desta fome acontecem pela necessidade de comemorar emoções — sentimentos ruins, bons, de euforia, de incerteza. Ela ainda acrescenta que comer é sempre reconfortante porque suprimos uma necessidade fisiológica, mas em seres que são emocionais.
A especialista comenta que a fome da alma pode vir de uma necessidade de satisfação, compensação de algum alimento específico ou também de uma não aceitação de um alimento saudável. “Não é sobre repor um micronutriente, vitamina ou proteína. Ela tem características próprias de abastecer a alma. Em função disso, um alimento saudável provavelmente não vai ser aceito, mas, sim, aquele específico que remete a alguma coisa, algum tipo de aconchego”, aponta.
Efeitos da fome da alma
De acordo com Andreia, a fome da alma não necessariamente precisa ser atendida com comida, mas é a forma mais fácil que as pessoas têm de suprir essa necessidade.
Ela destaca que o nosso cérebro tem um mecanismo muito similar ao do Google, já que ele tem uma inspiração na nossa mente. “Uma vez que aquela sugestão deu certo, ela sempre vai acontecer por parte do nosso inconsciente. É o que acontece quando a gente começa a digitar algo no Google. Se aquilo já foi procurado, a sugestão vem para uma economia de energia. E como o nosso cérebro economiza energia? Uma vez que você estava triste e aquela comida lhe deixou melhor, isso também vai acontecer”, pontua.
Essa ativação do nosso sistema dopaminérgico, os estímulos que são feitos nesse momento através da comida que vem para suprir a fome da alma, vai acontecer de forma natural e automática, sem haver necessidade de escolha e, assim, economizando energia cerebral.
O que fazer se sentirmos a fome da alma?
Andreia sugere que haja uma reconexão com aquilo que faz bem ao indivíduo, uma vez que muita gente perdeu o prazer na vida e não percebeu. Ela questiona o fato de as pessoas colocarem leite condensado ou algum outro produto açucarado nas frutas, fazendo o paladar perder a capacidade de aproveitar o máximo daquilo que as frutas oferecem.
A especialista diz que isso também acontece na vida quando o belo é simples, mas é contaminado pelo excesso de dopamina dos eletrônicos e de várias outras coisas. “A nossa vida também vai perdendo a graça, e a gente acaba se viciando em coisas que nos trazem dopamina de uma forma mais rápida. Conter a fome da alma, que as pessoas conhecem como fome emocional, significa resgatar aquelas coisas que conhecemos como fome emocional. Coisas simples que nos davam prazer, como conversar na porta de casa, ter uma boa conversa num barzinho com amigos, conectar-se com aquilo que realmente importa e se desconectar daquilo que a gente não tem mais tolerância”, observa.
Lidar com a fome da alma
Andreia reitera que gosta de desenvolver um trabalho com as pacientes para que elas se reconectem com o que realmente faz esse suprimento emocional. No entanto, para cada pessoa esse suprimento pode vir de uma forma diferente. “Há quem adora atividade física e quem deteste também, embora a gente saiba que é importante para a saúde. No processo de emagrecimento, por exemplo, dependendo da etapa, você pode colocar algo saudável em uma condição que atrapalha muito a sua continuidade. É importante descobrir as necessidades individuais da fome de gente, da alma e do corpo”, ressalta.
Emoções influenciam a nossa relação com a comida e o corpo
Conforme a biomédica e nutricionista, desde o primeiro contato com a alimentação, o leite materno, ele faz um contato e cria-se as primeiras conexões neurais que norteiam todo o desenvolvimento e crescimento. A comida oferece um aconchego, uma referência cultural. “A gente come por hábitos, disciplina, porque precisamos comer. Esse acolhimento fisiológico que vai acontecendo ao longo da nossa infância e continua ao longo da vida, vai nos remetendo a memórias, e o ser humano busca essas conexões, que acontece muito através da alimentação”, finaliza.
-
Notícias12 meses atrás
Fui Trocado por uma Festa: Como Lidar com um Encontro Abandonado
-
Empreendedorismo11 meses atrás
Café Mammolo: “A sensação gastronômica brasileira em meio a Chelsea – Londres”
-
Cultura12 meses atrás
O Diário da Lótus, o livro
-
Notícias12 meses atrás
Ingrid Desirée: Da Beleza às Câmaras Municipais – Uma Nova Missão pela Valorização Profissional
-
Famosos11 meses atrás
Em rara aparição, Chico Buarque posa com a filha mais velha em evento de cinema
-
Notícias11 meses atrás
Conheça os melhores Navios de Cruzeiros da temporada 23/24 junto com o Viajante Necessário
-
Empreendedorismo12 meses atrás
Gabriela Schwan é nomeada a nova embaixadora do turismo em Caxias do Sul
-
Notícias12 meses atrás
Viajante Necessário inaugura sua nova sede no Rio de Janeiro
-
Notícias11 meses atrás
Cícero Brito: Mercado Financeiro e a Inovadora Parceria com a Energy Solara
-
Empreendedorismo12 meses atrás
Lucienes Rodrigues: “Empresária faz sucesso com vendas de doces e salgados na Inglaterra”
-
Empreendedorismo12 meses atrás
Josiane Silva: “Empresária brasileira faz sucesso na Inglaterra inovando técnicas como cabeleireira”
-
Famosos11 meses atrás
Filha de Leonardo rebate mulher que diz ter filho de 10 anos com o cantor: ‘A criança é mais nova que a vasectomia’
-
Notícias11 meses atrás
A Pluralidade das Mulheres Artistas dos Nossos Dias
-
Famosos12 meses atrás
Jovem Ana Ríssia Desponta como Prodigy Matemática e Artista Talentosa
-
Empreendedorismo11 meses atrás
Vanderlei Ciccarelli: “Visionário e Especialista em Processos de Reconhecimento da Cidadania Italiana e Portuguesa”
-
Empreendedorismo12 meses atrás
“CW: O Empreendedor Visionário que está Deixando um Impacto Duradouro”
-
Famosos11 meses atrás
Mc Erikah: A Artista lança novo Clipe hoje sexta feira 13 “Sal Grosso”
-
Empreendedorismo11 meses atrás
Estreia do programa Gastronomia e Negócios: “CW traz inspiração e novas ideias para empreendedores na Rede TV Paraná”
-
Famosos11 meses atrás
Maria Gadú posta foto beijando namorada e anuncia casamento após projeto de lei ser aprovado na Câmara
-
Famosos11 meses atrás
Ana Castela aparece com rosto inchado após chorar por susto em avião: ‘Fiquei com muito medo’