NOSSAS REDES SOCIAS

Tecnologia

Elon Musk está convencido: após mais recente lançamento, Starship chegará a Marte em até três anos; mas o quão realista é essa estimativa?

Publicado

em

Elon Musk tem uma conta secundária no X com o nome de usuário @cyb3rgam3r420, com a qual ocasionalmente faz lives de gameplay de Diablo IV. Na noite do último domingo, 9 de junho, ele passou cinco horas online respondendo a várias perguntas sobre os planos futuros da SpaceX para a Starship.

Chegada a Marte em até três anos – Motivado pelo sucesso do quarto lançamento de foguete espacial, Musk disse que a Starship estará pronta para ir a Marte dentro de até três anos. O primeiro lançamento não será tripulado, claro, mas servirá como demonstração tecnológica para pessoas que no futuro tenham a intenção de colonizar o planeta vermelho e construir lá uma base habitada permanente.

Quão realista é esta estimativa? – Segundo o empresário, há muitos desafios que a Starship já resolveu, como a evaporação de propelentes criogênicos. A viagem até Marte é muito longa, e a nave precisa manter o metano e o oxigênio na forma líquida, ou seja, em temperaturas muito baixas; algo que a Starship é capaz de fazer graças ao espesso isolamento de seus tanques, diz Musk.

20 anos de trabalho coletivo – Quanto aos futuros voos tripulados, o magnata acredita que a Starship, com a sua abordagem rapidamente reutilizável, poderia lançar 100 mil pessoas a Marte a cada dois anos (coincidindo com o alinhamento dos planetas) e usar o mesmo propulsor Super Heavy para lançar muitas naves consecutivas.

Para conseguir isso, a SpaceX terá que escalar a produção da Starship de modo que ela consiga fabricar tantos foguetes quanto a Boeing fabrica aviões do modelo 737, ou seja, cerca de 300 por ano. Não será possível sem a colaboração dos governos de todo o mundo e envolverá um esforço verdadeiramente global para transformar os humanos numa espécie multiplanetária.

“É perigoso e você pode morrer.” – Mas, afinal, de onde virão tantas pessoas? Musk admite que os primeiros voos tripulados a Marte serão difíceis, perigosos e possivelmente mortais. Mas ele estima que das 8 bilhões de pessoas na Terra, talvez um milhão esteja disposto a migrar para o planeta vermelho, mesmo que não lhes seja garantido um voo de regresso.

“Não será um destino de luxo por muito tempo”, disse o empresário. “A afirmação comercial para viajar para Marte será: ‘é perigoso, há muitas pessoas num espaço pequeno, é desconfortável e você pode morrer, quem está disposto a isso?’ E essa é a versão otimista da descrição da viagem.”

Uma missão secundária para a NASA – Embora a intenção de Elon Musk com a Starship seja colonizar Marte, a SpaceX solicitou uma missão mais urgente da NASA: ir procurar as amostras de rocha que o rover Perseverance vem coletando agora que a missão Mars Sample Return foi cancelada.

A NASA selecionou 10 empresas como candidatas para esta tarefa, e uma delas é a SpaceX com sua proposta de ir a Marte com uma nave estelar para procurá-las. Não está claro como a SpaceX fará a parte de coletar as amostras assim que a nave chegar a Marte, nem como planeja pousar no planeta com combustível suficiente para decolar e retornar à Terra. Mas há uma chance em 10 de vermos isso.

Não háverá crianças, mas cachorros sim – Musk disse em entrevista recente ao YouTuber Ellie in Space que as primeiras missões a Marte não serão seguras para levar crianças devido ao risco de morte inicial e ao ambiente hostil, tanto da viagem, com radiação cósmica, quanto do Planeta Vermelho com sua fina atmosfera e monstruosas tempestades de poeira.

Musk já falou no passado sobre transformar a nave estelar em uma Arca de Noé, mas quando chegar a hora ele acredita que levará cerca de 10 anos até que possam levar com segurança as primeiras crianças a Marte. Então também será seguro começar a ter filhos na colônia marciana. Por outro lado, enquanto jogava Diablo IV ele sugeriu que seria possível levar cachorros na viagem. Ele, no entanto, não disse nada sobre gatos.

Continue lendo

MAIS LIDAS