NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Alopecia: entenda a condição que faz o paciente perder cabelo

Publicado

em

O ator Henri Castelli, os exs-BBBs Lucas Penteado e Juliette - Foto divulgação

Especialista diz que a alopecia pode ser causada por fungo, hormônio, carências nutricionais, hipertireoidismo e questões autoimunes

O ator Henri Castelli, os exs-BBBs Lucas Penteado e Juliette são personalidades famosas que declararam publicamente que sofrem com a alopecia. O médico Luciano Machado (CRM-TO 2081), especialista em restauração capilar, comenta que a hereditariedade é um fator de risco para a alopecia androgenética (conhecida como calvície), pois a pessoa nasce com a tendência para desenvolver a doença. O problema está associado à questão hormonal, sendo mais comum nos homens, entretanto, as mulheres podem ser atingidas.

A principal causa é a propensão que o indivíduo tem de converter a testosterona em dihidrotestosterona (DHT), hormônio nocivo que contribui de maneira significativa para a queda de cabelo e costuma aparecer a partir dos 18 anos. Essa condição é severa até os 50 anos, mas a tendência é que o problema fique brando ou estabilizado.

Segundo o especialista, o tratamento envolve um medicamento que modula e baixa o nível do hormônio (DHT) no corpo. “Enquanto se toma o remédio, esse hormônio está controlado e reduzido. Se parar de tomar, ele volta a ser produzido, causando novamente a queda de cabelo. É como se fosse um quadro crônico. O paciente precisa tomar o remédio por anos para tentar segurar a queda de cabelo. Vale lembrar que não existe tratamento que faça nascer cabelo. É só para segurar a queda mesmo”, explica.

O médico conta que a alopecia areata é autoimune e pode surgir em qualquer momento da vida. Luciano esclarece que a condição pode ser localizada em apenas um pontinho da cabeça. Ela pode acontecer na sobrancelha, na barba e onde tem folículo piloso no corpo do paciente. Além disso, pode ser acometido em regiões pontuais em que a alopecia areata é mais severa e os anticorpos podem chegar a agredir até mesmo todos os pelos do corpo do indivíduo. “A causa desse problema é o sistema imunológico, que agride a raiz do cabelo. Um dos fatores desencadeantes, por exemplo, é o estresse”, afirma.

Tratamento

De acordo com o especialista, as formas de tratamento dependem do diagnóstico. Ele ressalta que as doenças imunológicas que provocam a queda de cabelo precisam ser tratadas com imunossupressores, sendo a alopecia androgenética tratada com bloqueadores hormonais.

Dr. Luciano Machado - Foto divulgação

Dr. Luciano Machado – Foto divulgação

Ademais, Luciano pontua que existe uma série de medicamentos que não são os principais, mas são os associados, como, por exemplo, o minoxidil. Ele é usado na maioria dos tipos de alopecia porque contribui com o melhor aporte sanguíneo na raiz do cabelo e isso fortalece o fio, deixando-o mais espesso. Os complexos de vitaminas e minerais também estão muito associados, auxiliando no fortalecimento e nutrição dos fios.

Continue lendo

MAIS LIDAS