NOSSAS REDES SOCIAS

Famosos

Alerta de sarampo após show de Shakira em estádio nos EUA preocupa

Publicado

em

As autoridades de saúde do estado de New Jersey, nos Estados Unidos, emitiram um alerta nesta terça-feira (20) sobre um possível surto de sarampo, após a confirmação de que uma pessoa infectada esteve presente no show da cantora Shakira, no MetLife Stadium.

De acordo com o comunicado, quem esteve no local e apresentar sintomas suspeitos deve entrar em contato com os serviços de saúde antes de procurar atendimento presencial, a fim de evitar novas transmissões. Os sintomas da doença podem demorar até o dia 6 de junho para se manifestar.

O sarampo é considerado uma das infecções virais mais contagiosas e pode evoluir de forma grave em alguns casos. A doença é transmitida por gotículas respiratórias liberadas por uma pessoa infectada e pode permanecer no ar por horas em ambientes fechados.

Segundo o portal da rede de saúde CUF, uma pessoa com sarampo pode transmitir o vírus entre dois a quatro dias antes da erupção cutânea aparecer, e continua sendo contagiosa até o fim da manifestação dos sintomas.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. Em Portugal, a vacina é gratuita e integra o Programa Nacional de Vacinação. No entanto, autoridades de saúde têm expressado preocupação com casos importados: após dois anos sem registro, 35 casos foram identificados em 2024. De janeiro a abril de 2025, já são 14 confirmações, conforme dados da Direção-Geral da Saúde.

Nos Estados Unidos, a situação é agravada pela recusa de parte da população em se vacinar, por motivos religiosos ou ideológicos. De acordo com a agência Associated Press, mais de mil casos de sarampo já foram registrados este ano em pelo menos 30 estados norte-americanos.

Continue lendo

MAIS LIDAS