NOSSAS REDES SOCIAS

Política

Presidente Lula volta a defender moeda comum para a América Latina

Publicado

em

O encontro do petista com presidentes latino-americanos e a defesa de um novo parâmetro para transações na região - Foto: Reprodução Internet

Um dia depois de provocar polêmica no encontro que teve com o líder venezuelano Nicolás Maduro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender uma moeda comum para países da América Latina. A ideia de criar uma moeda para transações comerciais na região já havia aparecido na viagem do petista à Argentina. O encontro do presidente com líderes latino-americanos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a criação de uma moeda unificada no Mercosul em reunião com líderes de países da América do Sul, realizada no Palácio do Itamaraty nesta terça-feira (30).

Em seu discurso de abertura, Lula elencou as propostas econômicas para o bloco. Dentre elas, sugeriu aprofundar a “identidade sul-americana também na área monetária, mediante mecanismo de compensação mais eficiente e a criação de uma unidade de referência comum para o comércio, reduzindo a dependência de moedas extrarregionais.”

Em complemento, considerou também “implementar iniciativas de convergência regulatória, facilitando trâmites e desburocratizando procedimentos de exportação e importação de bens.”

Continue lendo

MAIS LIDAS